Projeto que acaba com feriado em Fernão gera polêmica

por Legislativo publicado 10/05/2021 14h25, última modificação 20/07/2021 16h45
Um projeto de lei de autoria do vereador José Ferreira do Santos, mais conhecido como “Barba”, está causando polêmica em Fernão.

No projeto apresentado no mês passado, que consolida os feriados municipais do município revoga a lei aprovada pelos vereadores em maio de 2018 onde foi instituída o feriado de 19 de março, em comemoração ao dia de São José.

Segundo o presidente da câmara da época, Jaime de Almeida Mira, a lei de iniciativa do ex vereador José Carlos Greco foi aprovada, por unanimidade.  Na justificativa, Greco  disse: “Achamos justa a comemoração do dia do Padroeiro da Cidade de Gália, pois além de uma data religiosa, tem atrás de si um fundo histórico, que devemos considerar, pois o município de Fernão foi Distrito de Gália e este dia ainda são comemorados pelos munícipes de Fernão , e não podemos deixar que seja arrancada do livro da memória histórica e cultural de Fernão”.

De acordo com o presidente da época, a lei foi aprovada por unanimidade.  “A lei foi aprovada por unanimidade.  Eu, particularmente, como presidente não precisei votar.  Assim que saiu a aprovação, encaminhamos para o prefeito da época, Adelcio Martins para sancionar a lei.  Porém, o prefeito não sancionou e não vetou, o que coube a mim a obrigação em sancionar a lei.  Mesmo contrário à ideia, senti na obrigação em sancionar por ter sido aprovado pelos demais colegas da casa. Como eu ia deixar de sancionar uma lei que foi aprovado por todos os vereadores?”

O assunto voltou à tona através do vereador “Alemão” que comentou ter sido procurado por pessoas que o criticaram por ter votado a favor da retirada do feriado municipal. O vereador justificou ser favorável a retirada do feriado, uma vez que, feriados acabam onerando empresários, autônomos, proprietários rurais e até as pessoas que trabalham como diaristas.   A votação do projeto do vereador “Barba” deve ser votado na sessão do próximo dia 17.

Fonte.: PCNotícias