Vereador Gerônimo propõe programas que abrem vagas para jovens no mercado de trabalho

por Oswaldo Gutierrez Junior publicado 20/07/2021 18h00, última modificação 20/07/2021 18h01
O vereador de Fernão Gerônimo Rodrigues dos Santos propôs, na sessão do último dia 19 de junho, duas propostas que visa criar oportunidade para jovens fernãoenses.

A iniciativa, segundo o vereador, tem como público alvo jovens entre 15 e 29 anos que cursa ou cursou o ensino médio, ensino técnico ou superior e na hora de trabalhar não consegue oportunidade por falta de experiência.

Gerônimo explica que, todo ano que se finda novos alunos se formam. No entanto, a única oportunidade que esses estudantes têm de ganhar conhecimentos práticos para ter maior chance de ingressar no mercado de trabalho seria a criação de vagas de estágio.  “É importante falar que o estágio tem finalidade pedagógica, em que o aluno pode vivenciar o dia a dia da profissão em uma empresa, colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso e preparar-se para o mercado de trabalho. Infelizmente, nosso município não conta com empresas para oferecer tais oportunidades para nossos estudantes. Assim, cabe ao poder executivo, visando sanar essa ausência de oportunidade”, destaca o parlamentar.

Outra proposta do vereador é criar o programa “Jovem Aprendiz” no âmbito do município de Fernão.

Para o vereador, o Programa tem por finalidade, fomentar a captação de cotas entre as empresas de Fernão a fim de inserir jovens qualificados no mercado de trabalho.

De acordo com o vereador, o Programa poderá ser executado diretamente pelo Município de Fernão envolvendo todos os órgãos da administração direta e indireta do município, e as empresas privadas, incentivando e facilitando a estas, com menor número de empregados, de que trata a lei, a adotar o Programa Jovem Aprendiz Municipal.  As empresas parceiras que vierem a se agregar poderão se destacar como Empresa Amiga do Jovem Aprendiz Municipal.

“Em que pese termos poucas empresas no município, ainda assim, se cada estabelecimento comercial do município contratar um único menor aprendiz que seja, poderia dar oportunidade ao menos para uns cinco jovens”. Concluiu o parlamentar.